Insejec Espirito Santo

Pastor Rui Barbosa de Melo

Levar as pessoas à experiência de novo nascimento (João 3:3), o qual é uma obra do Espírito Santo, demanda trabalho (1 Coríntios 4:15). No natural, uma vez que os filhos nascem, o trabalho dos pais aumenta (Gálatas 4:19; Atos 14:22). O mesmo ocorre com os filhos espirituais. Precisamos orar por um espírito de paternidade e maternidade espiritual para conduzir esses novos bebês em Cristo, passo a passo, rumo à maturidade cristã.

Quando uma pessoa recebe a Jesus em uma celebração no templo ou outro lugar, o processo de consolidação deve começar, imediatamente, a fim de que o fruto seja conservado. Tudo deve ser feito tendo em vista um encontro verdadeiro entre a pessoa e Jesus. A decisão não significa conversão e o programa aqui apresentado visa criar o ambiente propício à experiência de regeneração, que é um trabalho do Espírito Santo.

Consolidação é “O cuidado e a atenção que devemos dar ao novo convertido para reproduzir nele o caráter de Cristo, de maneira que sua vida cumpra com o propósito de Deus: Dar fruto que perdure” (César Castellanos).

Após a Decisão

Apresentar, de forma breve, o plano de salvação. O novo crente preenche um cartão de decisão com seus dados e indica uma necessidade pessoal, a qual será objeto de oração.

Fonovisita

A fonovisita é uma ligação telefônica que se faz ao decidido, dentro das próximas 48 horas. Seu propósito é reafirmar-lhe que a Igreja está orando por ele e marcar uma visita durante aquela semana.

Visita

Na visita, a necessidade indicada no cartão de decisão será alvo de curta mensagem e oração. Visitar um lar, traz a presença de Cristo a esta família.

Localização na Célula

O novo crente é colocado em uma célula e confiado a um líder. Começa a preparação para o encontro.

PRÉ-ENCONTRO

O Encontro é um retiro espiritual durante um fim de semana. Será precedido por um Pré-encontro, o qual é um período de sete semanas depois da decisão para Jesus, quando o novo crente será exposto ao ensino da Bíblia, uma vez por semana. Serão sete lições sobre fundamentos básicos da salvação. Durante este período eles serão encorajados a ir ao Encontro como uma oportunidade para uma real experiência de transformação, num encontro com Jesus.

ENCONTRO

Trata-se de retiro espiritual de três dias. O objetivo central é uma genuína experiência de conversão em um encontro real com Cristo. É a primeira experiência de confrontação que o novo convertido tem, cara a cara com Deus, com Sua Palavra, consigo mesmo, e com seu passado.

Objetivos:
 Levar o novo crente a uma profunda experiência de

Verdadeiro arrependimento e perdão de pecados;

Ter plena segurança de sua salvação.

Romper ataduras que o ligavam ao seu passado.

Receber cura em seu coração.

Receber e experimentar a plenitude do Espírito Santo em sua vida.

Ter bem clara a visão da missão de ganhar vidas, consolidá-las, treiná-las e enviá-las, como reprodutores de discípulos de Jesus (2 Timóteo 2:2).

PÓS – ENCONTRO

Após o Encontro, seguir-se-ão sete semanas de estudos Bíblicos, uma vez por semana. Propósito: Ensinar ao novo discípulo como lidar com os contra-ataques de Satanás, e 
como cortar sua relação com o mundo, o pecado, a carne e o diabo. Como enfrentar os problemas e vencer, escapando da tentação, e vivendo em vitória e santidade. O Pós-Encontro ensina também os novos crentes a como se relacionar com Deus. É fundamental para a consolidação e preparo para o próximo passo na Escada do sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *